piscina irregular com escada

Piscina de Fibra [Vantagens, Desvantagens e 65 modelos lindos]

Piscina de Fibra de vidro, a maneira mais rápida e econômica de ter sua piscina. Vantagens, desvantagens, instalações e 65 modelos para você obter a sua.

A piscina em fibra de vidro é um dos modelos mais populares pela facilidade de sua manutenção e limpeza, além de ser a mais econômica.

Elas são feitas como peça única e têm como revestimento a fibra de vidro, que é um polímero formado pelo agrupamento de finos filamentos de vidro aos quais são adicionados uma resina de poliéster. Este processo produz um material resistente e moldável que resulta em piscinas de vários tamanhos, formas e modelos, com fácil manutenção, sem emendas, juntas e quinas. Por estas características torna-se fácil sua limpeza e sua manutenção é rápida.

Para aqueles que querem aliar praticidade, beleza e custos mais baixos para a realização de seus projetos arquitetônicos com piscinas, a piscina ideal é a em fibra de vidro, que pode ser instalada em qualquer época do ano e com menor custo e tempo de obra.

Neste post trataremos das vantagens e desvantagens da piscina em fibra de vidro bem como sua instalação, manutenção e limpeza. Apresentaremos também 65 modelos para sua escolha e inspiração.

VANTAGENS

Segurança

Apresenta baixo índice de acidentes e ferimentos uma vez que é lisa, com bordas arredondadas e sem quinas, não apresentando emendas e nem rachaduras.

Durabilidade

Duram em média de 10 a 15 anos, dependendo da instalação, clima, manutenção e qualidade da fabricação. Esta durabilidade se deve a força da fibra e sua resistência a fissuras.

Para garantir sua durabilidade é necessário que seja feita a limpeza periódica. Também deve ser realizada a cada seis meses, por técnicos especializados, a revisão técnica da bomba.

Facilidade na instalação

Por ser pré fabricada ela é mais fácil de ser instalada. Porém é importante ser feita a análise do terreno e prepará-lo de forma adequada para que os problemas comuns, que serão abordados no tópico Desvantagens, não ocorram. Para isto é preciso que o terreno esteja plano, sem desníveis ou obstáculos. Após este preparo deve-se preencher o terreno em torno de onde será instalada a piscina com um preparado que é feito de terra, cimento e areia que tem o objetivo de vedar o espaço entre a piscina e a área escavada.

Além da instalação em terrenos escavados, por sua versatilidade de encaixe, ela pode ser instalada em decks de madeira ou elevações em alvenaria. Esta flexibilidade possibilita que ela seja adequada ao projeto escolhido. O importante é a contratação de profissionais para desenvolver o projeto e fazer o estudo do terreno onde a piscina será instalada. Também é importante adquirir as mesmas com empresas especializadas e com qualidade na execução dos serviços.

Modelos variados

As piscinas em fibra de vidro são fabricadas em diversos formatos e tamanhos: redondas, quadradas, retangulares e de formas irregulares, com ou sem escada. Também já existem no mercado modelos com bancos internos, diferentes níveis e modelos com hidromassagem, cascatas e Spas. São encontradas em diversas cores, sendo as mais comuns as azuis e brancas, mas também são encontradas nas cores verde e cinza.

Esta variedade permite projetos que se adequem a realidade de cada comprador, pois os preços variam conforme o tipo e modelo a ser adquirido, mas possibilitando projetos sofisticados, rápidos e com qualidade seja qual for o modelo escolhido.

Limpeza e manutenção

Uma piscina sem sujeira evita que fungos, algas e bactérias se proliferem. E a piscina de fibra de vidro é de higienização mais fácil devido a sua superfície lisa e por não apresentar emendas, ranhuras e quinas, o que evita o acúmulo de sujeira, sendo menos suscetível ao aparecimento de algas e proliferação de fungos e bactérias.

Porém ainda assim é necessário o cuidado e a limpeza e deve ser  iniciada com a retirada de algas, caso se apresentem. Esta retirada deverá ser feita com um algicida escovando-se toda a superfície e aguardando a reação . Após a retirada é necessário aspirar o fundo da piscina e com uma peneira fazer a retirada de folhas e outros resíduos que se encontrem na piscina e também fazer a limpeza das bordas com uma bucha macia. Após a limpeza é necessário execução do tratamento da água com algicida, cloração e controle do pH.

Mas vale ressaltar que o gasto com material para limpeza e cloração nas piscinas em fibra é menor, uma vez que a fibra não interfere de forma significativa nas propriedades da água, bem como já citado acima, por ser lisa não apresentar acúmulo e proliferação de sujeiras.

DESVANTAGENS

Desbotamento e desgaste da cor

Que as piscinas de fibra de vidro são mais duráveis e fortes, além de serem resistentes a fissuras e rachaduras é consenso entre os fornecedores. Porém, há um desgaste natural da cor da piscina, que desbota e desgasta devido a incidência do sol e mudanças climáticas. Quando isto ocorre é necessário que seja feita nova pintura, que deve ser feita por empresa especializada, uma vez que tem que ser feito um lixamento antes da aplicação da tinta. Normalmente a durabilidade da cor é de pelo menos cinco anos, dependendo da exposição ao sol e mudanças de clima.

Transporte

Em locais de difícil acesso pode haver um aumento no custo da piscina, devido ao transporte e instalação. A piscina, por ser peça única pode necessitar de transporte especial além de içamento para que possa ser instalada sem danificar.

Qualidade da fibra de vidro

Algumas piscinas podem apresentar bolhas, que podem ser decorrente de defeitos de fabricação ou desgaste do material, nestes casos é interessante fazer a troca da piscina, caso se encontrem dentro do prazo de validade ou contratar uma empresa especializada para realizar um reparo através de pintura. Para evitar este tipo de problema o ideal é comprar uma piscina que já venha com fibra com barreira química, que é um material que auxilia no não aparecimento das indesejáveis bolhas.

Uma piscina mais grossa é também mais resistente, sendo recomendável se optar por elas, pois a qualidade da fibra também interfere na durabilidade e qualidade da mesma.

Caso a instalação seja mal feita

Uma instalação mal feita resulta no surgimento de rachaduras e fissuras na fibra de vidro. Isto ocorre por não ter sido feita a análise correta do terreno que pode se movimentar e propiciar torções na fibra.Este tipo de problema pode ser evitado com a contratação de uma empresa especializada em piscinas de fibra de vidro, que possuem profissionais treinados para cálculo, criteriosa análise  e instalação das mesmas.

As rachaduras também podem ser devido a defeito de fabricação ou má qualidade da pisicina adquirida, por isto é muito importante se informar sobre a empresa em que vai se adquirir sua piscina.

Como pode ser observado as desvantagens são poucas e muitas vezes são decorrentes da má instalação ou falta de manutenção, sendo que as vantagens são bem maiores e que tornaram a piscina fibra de vidro a queridinha dos arquitetos e dos profissionais que procuram versatilidade, durabilidade, beleza, praticidade com menor custo e tempo de obra.

Projete seus sonhos e escolha o que melhor se adapta a você nos 65 modelos que apresentaremos a seguir.

Modelo 01 – Piscina fibra formato em S linhas curvas, com assentos e escadas.

Modelo 02 – Piscina em fibra retangular com linhas curvas e hidro redonda integrada.

Modelo 03 – Piscina em fibra com linhas curvas irregulares, com desenho nas bordas e escada.

Modelo 04 – Piscina em fibra com desenhos nas bordas e escada, de contornos irregulares, assentos e cascata.

Modelo 05 – Piscina em fibra retangular branca, com escadas e hidro quadrada integrada, detalhe dos desenhos nas bordas que imitam pastilhas.

Modelo 06 – Neste modelo as espreguiçadeiras são integradas a piscina, que é branca, possui escadas, assentos e hidro integrada, além de uma cascata em inox.

Modelo 07 – Modelo retagular com escada em fibra de vidro.Modelo 07 - Modelo retagular com escada em fibra de vidro.

Modelo 08 – Nesta proposta a piscina branca irregular, tem as bordas largas, assentos e escada. Ela foi instalada de maneira que as bordas formem assentos molhados.

Modelo 09 – Piscina retangular com área de assento circular e hidro redonda conjugada. O detalhe fica por conta do acabamento de pastilhas em torno da piscina para incrementar o design da piscina.

Modelo 10 – Este projeto optou pelo clean e apostou em uma piscina em tom verde, retangular, de bordas largas e quinas arredondadas com escada. 

Modelo 11 – Piscina em fibra, com assentos e escadas internas. Conta com uma ilha molhada equipada com pequenas fontes.

Modelo 12 – Aqui a piscina em fibra de contornos irregulares, com assentos e escada interna, foi complementada com projeto que valorizou o clássico, com bordas largas em mármore branco e piso em torno em pastilhas azuis.

Modelo 13 – Piscina em fibra, formato irregular arrendondada, com escadas e assentos internos e externamente foi instalada uma cascata em pedra.

Modelo 14 – Piscina em formato irregular em linhas curvas, em nível, com assentos internos e fonte em parede de pastilhas azuis.

Modelo 15 – Piscina em fibra de linhas curvas, com escadas internas.

Modelo 16 – Piscina retangular, com assentos e escadas internas em formato semi circular, com hidro octogonal conjugada e cascata que tem sua saída do mesmo local de instalação da hidro.

Modelo 17 – Piscina em fibra com forma irregular com assento, escada e hidro redonda integrada. Em volta da piscina foi instalada borda larga de mármore branco e o piso em madeira.

Modelo 18 – Piscina em fibra de linhas curvas com hidro integrada.

Modelo 19 – Piscina em fibra quadrada branca com hidro quadrada integrada. Externamente foi utilizado piso de madeira.

Modelo 20 – Neste conceito a piscina é branca, com bordas largas de formato retangular com quinas arrendondadas e escadas internas.

Modelo 21 – Neste projeto foi utilizado também piscina branca, com bordas largas de formato retangular com quinas arrendondadas e escadas internas. Ficando a diferença no projeto arquitetônico que incluem piso em madeira e cascata branca em fibra de vidro.

Modelo 22 – Projeto utilizando piscina em fibra modelo básico, de forma retangular e bordas largas.
Modelo 23 – Neste projeto vemos uma piscina de fibra retangular de formato irregular, com níveis, escada e hidro redonda integrada, que possui bordas externas em torno da mesma em pedra São Tomé e piso em madeira escura.

Modelo 24 – A piscina em fibra de vidro de formato irregular, padrão geométrico, possui assento e escada lateral, externamente o piso é de madeira e conta com uma cascata em fibra azul.

Modelo 25 – Piscina  em fibra branca, linhas curvas, com escada, hidro redonda integrada e cascata em inox. O piso externo é em cimento. 

Modelo 26 – Piscina em conceito básico, retangular de quinas e linhas arredondadas e bordas largas. Piso externo em cerãmica com relevo cinza.

Modelo 27 – Piscina branca infantil, com bordas largas de formato retangular com quinas arrendondadas, com escadas e assentos intern0s. 

Modelo 28 – Esta charmosa piscina em fibra branca apresenta contornos irregulares em linhas curvas, bordas largas, com escada interna e hidro redonda conjugada. Neste conceito o piso é em madeira escura e há ainda duas outras piscinas redondas pequenas em fibra branca para uso infantil.Modelo 28 - Esta charmosa piscina em fibra branca apresenta contornos irregulares em linhas curvas, bordas largas, com escada interna e hidro redonda conjugada. Neste conceito o piso é em madeira escura e há ainda duas outras piscinas redondas pequenas em fibra branca para uso infantil.

Modelo 29 – Piscina em fibra  com desenhos que imitam pastilhas em suas bordas internas e escada, seu formato é retangular com linhas arrendondada. Possui hidro redonda conjugada, cascata que sai da hidro e conta com projeto de iluminação interna que dá um charme a mais a piscina.

Modelo 30 – Esta charmosa piscina em fibra tem linhas curvas e forma irregular, com assentos e escada interna, hidro redonda integrada e cascata saindo do muro de pedra.

Modelo 31 – A piscina em fibra de linhas curvas é sempre uma proposta arrojada e elegante, neste projeto utilizaram uma que possui escadas e assentos internos e em torno conta com um lindo projeto paisagístico.

Modelo 32 – Aqui foi utilizada a piscina em fibra, com escadas e assento internos. Para complementar o projeto paisagístico foi feito em torno da piscina uma borda molhada revestida de pastilhas azuis.

Modelo 33 – Esta linda piscina em fibra branca, com escadas e assento internos, conta em sua parte externa com trampolim e escorregador.

Modelo 34 – Piscina com bordas internas decoradas, de formato irregular em linhas curvas, assento e escada internos.

Modelo 35 – Para ressaltar a beleza da piscina branca em linhas curvas e irregulares,  com assentos, foram instaladas em suas borsas externas pastilhas azuis escuras.

Modelo 36 – Piscina em fibra em linhas curvas e irregulares, nesta proposta a intenção foi incorporar a piscina a paisagem. Há ainda uma cascata saindo de pedras para dar um tom mais natural a esta proposta.

Modelo 37 – Aqui se buscou também a integração da piscina branca com assentos, escadas e hidro redonda conjugada com a natureza.

Modelo 38 – Piscina branca quadrada com assentos e escada internos.

Modelo 39 – Piscina em fibra de vidro, com bordas internas decoradas,  com assento interno e hidro redonda conjugada.

Modelo 40 – Aqui a proposta também é a integração ao ambiente, piscina com contornos irregulares e linhas curvas são ideais, pois passam a impressão de serem lagos. Este modelo possui assentos, níveis diferentes e uma hidro redonda integrada.

Modelo 41 – Piscina em fibra branca grande, contornos irregulares, com escada e assentos internos.

Modelo 42 – Piscina em fibra retangular com assento tipo arquibanca, escadas internas e cascata externa.

Modelo 43 – Nesta proposta a piscina em fibra branca, com escada interna e bordas largas foi mais valorizada com o píer em madeira construído na sua lateral. A palmeira confere um ar mais tropical a este projeto.

Modelo 44 – Aqui foi utilizada uma piscina retangular que tem como detalhe de destaque o formato da escada interna.

Modelo 45 – Piscina em fibra retangular com quinas arredondadas. O piso  externo em pedra São Tomé e cascata em inox.

Modelo 46 – Piscina em formato retangular, destacada pelo piso em madeira.

Modelo 47 –  Piscina em formato irregular de linhas curvas, com assentos e escadas internos e o detalhe charmoso fica por conta dos banquinhos internos que fazem com que a borda externa da piscina possa ser utilizada como um bar molhado. Integrada a piscina há ainda uma hidro de formato circular. Destaque para o toboágua.

Modelo 48 – Piscina em linhas curvas, com níveis e hidro redonda integrada.

Modelo 49 – Piscina em fibra de vidro branca elevada, com deck e escadas internas.

Modelo 50 – Piscina retangular com bordas em meia lua, com escadas e assentos internos. Integrada à piscina uma piscina infantil e uma cascata que sai da piscina infantil.

Modelo 51 – Piscina irregular em linhas curvas, com escada interna e cascata saindo da pedra.

Modelo 52 – Piscina em fibra, formato retangular, com cascata saindo de muro de pedra externo.Modelo 52 - Piscina em fibra, formato retangular, com cascata saindo de muro de pedra externo.

Modelo 53 – Piscina em fibra de vidro com formato irregular, piso e bordas externas em pedra São Tomé. Cascata em inox.

Modelo 54 – Piscina em fibra retangular com escadas em formato semi circular.

Modelo 55 – Piscina em linhas curvas com assentos, escada interna e hidro redonda conjugada. Externamente foi inserido um trampolim.

Modelo 56 – Piscina em formato irregular, com linhas curvas, com níveis e escada interna.

Modelo 57 – Piscina retangular e assentos internos. Para ressaltar a piscina foi instalada em suas bordas pastilhas azuis. 

Modelo 58 – Piscina irregular branca com linhas curvas, bordas largas, escada e assentos internos.

Modelo 59 – O tom de azul escuro da piscina em fibra retangular com escadas internas em formato semi circular dão um ar clássico a este projeto.

Modelo 60 – Piscina fibra de vidro com escadas e assentos com hidro quadrada conjugada.

Modelo 61 –  Piscina com formato irregular e linhas curvas, com assentos e níveis diferentes.

Modelo 62 – Piscina em linhas curvas, formato irregular com escada interna.

Modelo 63 – Aqui o tom da piscina em azul profundo ressalta a beleza clássica desta piscina em linhas curvas, com escada e assento internos.

Modelo 64 – Piscina em fibra branca formato geométrico com assento e escada internos.

Modelo 65 – Piscina em Fibra branca, irregular com contornos em linha curva, com escadas e assentos internos. Conjugada à piscina uma hidro redonda com cascata que cai na piscina.