Nesta decoração clássica tudo faz  com que o ponto focal do ambiente seja banheira Vitoriana. Os pés com garras em formato de concha são um charme a parte.

Banheira Antiga: [História, Tendências + 10 Ideias de Arrasar]

A banheira antiga era mais parecida com bacias ou baldes grandes, mais leve e que os banhistas podiam mover de um ambiente a outro. Isto se devia também ao fato de não possuir encanamento interno. Elas geralmente possuíam ralos para esvaziar de modo a aproveitar a água para outras utilidades, pois era comum usar a água para irrigar os jardins e outras finalidades.

Breve Histórico das Banheiras

As banheiras antigas datam de até 1.700 a.C. E na antiguidade eram utilizadas na Grécia, e, em Roma, em banhos coletivos, onde as banheiras se pareciam mais com piscinas.

01 -Banheira da Grécia – Agios Nikolaos Museum Crete.

02 – Banheira Termal Romana

No Japão, há relatos que as banheiras ofurô remontam do século IX quando Samurais adotaram a filosofia Zen.  Esta prática ajudava a manter o autocontrole da mente e incluía o banho de Ofurô. Este banho além de relaxante, purificava mente e corpo.

03 – Banheira Ofurô antiga

No século XIX apareceram as primeiras banheiras de ferro fundido, com pés que por vezes remetem a garras. São mais conhecidas como banheiras Vitorianas ou Retrô.

04 -Banheira Vitoriana

Quando os encanamentos começaram a se difundir, as banheiras passaram a ser embutidas e a ganhar cores diferentes. São as banheiras tradicionais, que no Brasil se tornaram mais comuns entre os anos 50 a 70.

05 – Banheira tradicional de embutir

Em 1956, a primeira banheira de hidromassagem foi inventada, pelos irmãos Jacuzzi.Por este motivo as banheiras de hidromassagem são conhecidas como Jacuzzi.E elas foram inventadas para atender a um familiar deles, que precisava de um tratamento contra artrite a base de hidroterapia. Com isto, foram adaptadas bombas em uma banheira comum. Mas somente em 1968 começaram a ser comercializadas e somente para hospitais e escolas. Finalmente, pouco tempo depois começaram a ser vendidas para o público em geral.

Tendência

As banheiras antigas, Vitorianas ou retrôs, se tornaram atualmente a nova tendência em decoração e têm conquistado cada vez mais espaço nos projetos de banheiros.

Isto se deve a este tipo de banheira ser um coringa e conferir charme, requinte, sofisticação e elegância nos projetos de decoração. Além do efeito relaxante de um bom banho de imersão.

Vantagens

Móveis

Sua mobilidade é uma funcionalidade que auxilia na escolha desta banheira. Pois pode ser movida de um ambiente a outro, sem maiores problemas, uma vez que não são fixas e não requerem  encanamento, sendo necessário apenas uma saída de água aonde se quer instalar.

Versatilidade

Ela pode tanto ser instalada em um projeto clássico até um projeto contemporâneo. O que vai ditar isto são os acessórios escolhidos e o restante da decoração do ambiente.

Sem Obras

Por ser móvel e não necessitar de encanamentos, não precisa de obras, portanto sem quebra quebra ou sujeira. Basta uma saída de água e uma torneira.

Desvantagens

Preço

Seu preço costuma ser mais alto que as banheiras tradicionais e dependendo do modelo o valor pode ser mais alto do que as Free Standing modernas.

Funcionalidade

Por não serem embutidas não dispõe de locais para a disposição de sabonetes, shampoos e outros utensílios de banho. Porém, existem no mercado, acessórios que são colocados na banheira, geralmente de aço inox que auxiliam neste quesito. Portanto, antes de fazer seu projeto, lembre-se dos acessórios para que o seu relaxamento seja também funcional.

Invista

Se a ideia é um projeto que valoriza a decoração invista em banheiras antigas. São clássicas e luxuosas e podem se tornar o ponto focal do seu banheiro. Muito além do relaxamento, as banheiras antigas conferem beleza a este momento do dia.

Pensando nisto preparamos 10 ideias de decoração com banheiras antigas. Para ver mais fotos com ideias encantadoras e conhecer mais sobre as banheiras antigas Vitorianas acesse nosso artigo Banheira Vitoriana.

01 –  Projeto de decoração clássica com banheira vitoriana com pés prateados.

02 -Nesta decoração clássica tudo faz  com que o ponto focal do ambiente seja banheira Vitoriana. Os pés com garras em formato de concha são um charme a parte.

03 – Menos é mais, charmosa esta proposta de banheira antiga vitoriana em banheiro clean, não é mesmo?

04 – Um luxo este projeto com banheira antiga em tom madeira escuro!

05 – Banheiras antigas imprimem elegância a qualquer ambiente! Este banheiro em estilo clean ficou perfeito.

06 – Quando o antigo e o moderno se encontram a combinação é um convite ao relaxamento!  Esta é a ideia deste banheiro.

07 – O banheiro clean ganha ares românticos com esta banheira antiga no estilo Vitoriano!

08 – Romantismo e simplicidade podem ser vistos neste design de banheiro! A banheira antiga ganha acessórios modernos como o aparador de sabonete e a torneira em aço inox.

09 – Uma graça esta banheira com pés em ferro fundido que decoram todo a parte externa da banheira!

34. Banheiro em estilo retrô com banheira de imersão Vitoriana, pés trabalhados em ferro fundido.

10 –  Romantismo à flor da pele! É o que descreve este lindo banheiro com banheira antiga Vitoriana na cor champanhe!